Escola Luso-Brasileira de Análise de Redes Sociais

2 a 7 setembro 2021 | Online

 

O objetivo deste módulo é familiarizar os participantes com os principais conceitos, teorias, métodos e aplicações da análise de redes sociais. Pretende-se fornecer os utensílios básicos à condução de um estudo de redes sociais, com utilização do software UCINET VI. As métricas de ARS serão explicadas utilizando problemas substantivos e através de exercícios práticos.

 

6 e 7 Set.

Módulos Avançados de Análise de Redes Sociais

Módulo 2.1 - Estratégias de Amostragem para Análise de Redes Sociais 

Neste módulo apresentam-se algumas soluções de amostragens para redes observáveis de forma parcial, que pretendem colmatar as frequentes limitações de observação do universo de agentes e suas relações dentro do sistema.

 

Neste módulo abordam-se os modelos p* (ou ERGM) que são modelos estatísticos específicos para a análise de dados relacionais (transversais e binários) e que permitem testar hipóteses explicativas acerca dos processos sociais na origem de uma determinada rede social. 

 

O módulo busca desenvolver competências para o estudo e análise das relações estabelecidas entre indivíduos e grupos sociais, com foco na ciência e suas redes de colaboração científica

Serão abordados os conceitos sobre a Ciência de Redes e a aplicação de metodologias de Análise de Redes Complexas com a utilização de pacotes de rede da linguagem R como igraph, sna e outros

Red Wall & Stairs

2 a 7 Set.
Tutorias


discussão de
projetos individuais

Apoio individual à elaboração ou adaptação de projetos para a abordagem da  Análise de Redes Sociais.

 

Por marcação, em horário a combinar com formadores, durante a primeira semana do curso, depois do Módulo 1.

Os/as interessados/as em tutoria devem enviar  uma descrição do projecto  em que desejam aplicar a ARS . Essa descrição não deverá ultrapassar 3 páginas A4 e deve ser o mais explícita possível na definição do problema/questão em estudo e na componente da aplicação da ARS (ex: Como pensa aplicar a ARS no desenvolvimento do seu estudo?   Que dúvidas lhe suscita o uso da ARS no seu caso?).